quinta-feira, 1 de maio de 2008

Samba de Gafieira

A partir de meados da década de 1940 e ao longo da década de 1950, o samba sofreu nova influência de ritmos latinos e americanos: surgiu o SAMBA DE GAFIEIRA, mais propriamente uma forma de tocar, geralmente instrumental, influenciada pelas orquestras americanas,( adequada para danças aos pares praticadas em salões públicos, gafieiras e cabarés) do que um novo gênero.

Gafieira - Local onde tradicionalmente dançam-se as danças de casal (danças de salão). A Gafieira mais tradicional no Rio de Janeiro é a Estudantina, muito famosa por ter sido o berço dessa cultura, além de ter recebido milhares de dançarinos.

Muito tradicional no Rio de Janeiro, a gafieira (show) é uma das misturas que saiu do samba, porém diferentemente dessa manifestação popular, a gafieira tem um código de ética, onde predomina a elegância e o respeito. A coreografia da gafieira (show) é baseada na dança de salão, porém um pouco menos regrada, já que possui o molejo e a malandragem do samba do início do século passado (samba de gafieira). Hoje em shows folclóricos brasileiros este quadro (gafieira) é indispensável, pois ele retrata a boemia e magia do Rio Antigo.
Fonte: Airton Araújo

Nenhum comentário: