quinta-feira, 1 de maio de 2008

Maria Antonietta - A grande dama da dança de salão


O prazer da dança de salão

Maria Antonietta marcou a história do samba de gafieira no Rio de Janeiro e expandiu sua arte para o resto do país.

Maria Antonietta Guaycurus de Souza, ou apenas Maria Antonietta, como é conhecida, nasceu no Amazonas em 1927 e mora no Rio de Janeiro desde os 13 anos.
Aos 10 anos tocava piano, e aos 12 começou com violino. Iniciou sua carreira tocando na Rádio Clube do Brasil.Conheceu o professor de dança Vasco Barros de Moraes que lhe ensinou a técnica da dança de salão. Foi convidada, então, por ele a dar aula de dança em sua academia, na Academia Vasco Moraes, em uma época que mulheres envolvidas com dança não eram bem vistas pela sociedade.

Dedica-se à dança há pelo menos 58 anos. Por conta disso, Maria Antonietta é considerada a grande dama da dança de salão, pois foi ela quem levou a dança do tipo gafieira para o Rio de Janeiro. Hoje é detentora de inúmeros diplomas, certificados, troféus e medalhas, entre eles a Medalha de Honra ao Mérito, concedida pelo Conselho Brasileiro de Dança.

Em 1970, após o fechamento da Academia Vasco Moraes, Antonietta começou a dar aulas particulares na gafieira Elite, e depois na tradicional gafieira Estudantina, que leva seu nome no salão principal, e também em outras escolas incluindo São Paulo.

Na década de 60 a dança de salão atingiu seu auge e em seguida começou a despencar, principalmente ao atingir os anos 70 por conta da disseminação da discoteca. Entretanto, Maria Antonietta manteve-se forte no campo da dança de salão e obteve reconhecimento na mídia. Continuou ministrando suas aulas e manteve-se mais dançarina do que nunca, tornando-se uma referência histórica e cultural para o mundo da dança.

Foi com o surgimento da lambada no final da década de 1980, que a dança de salão ganhou novo fôlego ganhando também novos mestres de dança como Jaime Arôxa e Carlinhos de Jesus, entre outros, que passaram pelas mãos de Antonietta.

Fonte: Giose Cavinato

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu professor de dança de salão, Ramon de Oliveira, sempre me fala dessa grande personalidade do ensino e propagação de uma arte que está sempre em movimento! Grato pelo conhecimento. ;)

Unknown disse...

Parabéns pelo valoroso conhecimento da arte e cultura isso mostra seu empenho e dedicação com a Dança!!!