quinta-feira, 8 de maio de 2008

Etiqueta na dança de salão - II

Etiqueta no Salão
Você quer fazer sucesso e se divertir nos salões de baile? Então, além de cuidar da qualidade da sua dança, não se esqueça de regras básicas que vão tornar o convívio com seu par e colegas de pista muito mais prazeroso.

Nunca se esqueça de rodar o salão, e sempre no sentido anti-horário. Este cuidado torna sua dança mais bonita e permite que todos se desloquem e evoluam. Se você prefere namorar quando dança, tudo bem, mas utilize o centro do salão onde se pode dançar lentamente e sem deslocamento.

Os casais à sua frente não rodam a pista? É, eles estão errados, mas não queira abrir a pista a cotoveladas. Se você quer ser considerado um bom dançarino, respeite os outros casais e use sua criatividade para sair do "trânsito" dançando, e não lutando.

Salão lotado náo é local para fazer malabarismos. Se quiser dar um show - e não há nada de mal nisto - solicite uma apresentação no palco. Evite passos onde os pés subam muito alto, onde o cavalheiro e dama se afastem muito, ou exijam grande deslocamento. Mostre classe e criatividade na dança sem "agredir" outros casais.

Pista não é lugar para conversar, beber ou fumar. Além de atrapalhar, pode ser perigoso.

Pergunta básica: Posso dar tábua? Em aula, nunca!! No baile, você precisa ter um ótimo motivo. Mesmo assim sugerimos que você dance pelo menos uma música e depois dê uma desculpa delicada. Não é melhor assim?

Você tem o costume de aplaudir a orquestra no fim de uma seleção? Será que eles não gostariam de sentir seu trabalho reconhecido? Afinal, eles estão lhe proporcionando diversão e prazer.

Para tirar uma dama, sempre aproxime-se dela. As damas não devem responder a acenos distantes dos cavalheiros. E, após a dança, não se esqueça de levá-la de volta à mesa e agradecer pela dança. E para quem ainda tem dúvida, não há nada de errado em uma dama convidar um cavalheiro para dançar.

Baile é baile, aula é aula. Baile é momento de prazer e diversão. Solte-se, sinta a música, improvise e...erre. Faz parte! Damas, por favor, não reclamem ou fiquem lembrando dos passos que ainda faltam ser feitos. Divirtam-se e lembrem-se: a verdadeira dama é aquela que sabe errar e disfarçar o erro de seu cavalheiro.

Fonte: Revista Dança & Cia - Edição 14 - Ano III - número 02

Nenhum comentário: