BENEFÍCIOS INDIVIDUAIS
Expressão
A dança promove a expressão da personalidade individual através dosmovimentos corporais. Isto faz com que o indivíduo desperte a afetividade, a sensibilidade, conheça seus limites e emoções e aprenda a lidar com elas.
Criatividade
A dança a dois desperta o lúdico, a capacidade de brincar com os movimentos e sensações e refletir sobre eles. O desenvolvimento da criatividade ensina o indivíduo a “dizer” com o corpo o que muitas vezes não consegue expressar verbalmente, estimulando o auto-conhecimento e a auto confiança.
Auto-estima
Depois de conhecer o próprio corpo, por meio dos movimentos, e a própria mente, através da expressão de sensações, as pessoas se conscientizam de suas capacidades. Assim, a auto-estima ganha segurança e satisfação.
Concentração
A dança exige concentração para a correta execução dos passos e a para garantir a harmonização dos movimentos entre dama e cavalheiro e entre os passos do casal e a música.
Descontração
Por outro lado, a música induz a descontração, causando distanciamento mental das preocupações do dia-a-dia. A música trabalha com nosso subconsciente, favorecendo a aprendizagem e a sensação de liberdade, bem estar e alegria.
Stress
A dança é uma medida muito simples, mas também muito poderosa na busca pela qualidade de vida. Alguns minutos de dança podem tornar a rotina mais agradável e fazer os problemas parecerem mais fáceis de solucionar, devido ao relaxamento das tensões. A prática regular da dança pode até substituir remédios e sessões de terapias no tratamento de doenças como depressão e ansiedade
BENEFÍCIOS EM GRUPO
Interação
A harmonia entre cavalheiro e dama exige que, ora um, ora o outro ceda, admitindo que um errou e o outro está com a razão. Esta interação entre duas mentes faz da dança um excelente exercício de tolerância e diplomacia.
Socialização
A dança a dois constrói um convívio social, assim como acontece na escola e no trabalho. Porém, no ambiente da dança o principal elemento é a descontração, o que facilita e acelera a desenvoltura e a perda da timidez.
Outro elemento que influencia na socialização são as regras de trânsito na pista de dança e as chamadas “etiquetas” dos salões. A obediência a estas regras reflete no comportamento das pessoas fora daquele ambiente, ou seja, diplomacia e boas maneiras passam a fazer parte do comportamento social em geral.
BENEFÍCIOS FÍSICOS
Coração
O movimento corporal requer esforço cardiovascular e muscular moderado a médio (quando praticado como lazer), propício a compensar efeitos indesejáveis da vida sedentária ou do esforço físico unilateral.
Postura
Outro problema de saúde que se revela cada vez mais grave, sendo causa de grande parte da perda de horas de trabalho, é a má postura que muito freqüentemente resulta em lesões da coluna, hérnias de disco e desgaste precoce das articulações.
Decisivamente, a dança de salão atua na prevenção de lesões do aparelho de sustentação, conseqüentes de sedentarismo, melhorando assim a qualidade de vida.
Fonte: Sandro Fabretti - Sandro's dance
terça-feira, 3 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário